Concurso do MPU – Edital para nova seleção em breve

Posted on

image|Concurso-mpu-nova-selecao

Concurso MPU – Médio e superior

A divulgação do edital do concurso para técnico (níveis médio e médio/técnico) e analista (superior) do Ministério Público da União (MPU) deve ocorrer no começo de julho.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) do órgão, a princípio, o documento só pode ser liberado depois da realização de todas as etapas da remoção interna de servidores que o Ministério realiza atualmente, cujo término está previsto para o dia 27 deste mês. De acordo com a Ascom, a definição das principais características do concurso, sobretudo o quantitativo de vagas, dependem do resultado deste processo interno. No entanto, conforme já havia informado a assessoria da Procuradoria Geral da República, os preparativos do concurso estão bem adiantados.

Organizadora do novo concurso MPU

Segundo fonte extraoficial, o Cespe/UnB já estaria confirmado como organizador e já teria o edital praticamente pronto, faltando definir cronograma e distribuição das vagas pelos cargos e unidades da federação. Assim como ocorreu no último concurso, é provável que todos os estados sejam contemplados, além do Distrito Federal.

Distribuição das vagas

Os aprovados no concurso do MPU serão lotados nos quatro ramos do MPU: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Atualmente, as carreiras de técnico e analista pagam remunerações de R$5.285,16 e R$8.216,55, respectivamente. Conforme descrito na Portaria nº 302, divulgada pelo órgão no final de maio, o concurso pode abranger mais de 40 especialidades.

Etapas do novo concurso do MPU

A seleção realizada em 2010 teve perfil parecido com o que se espera da próxima, uma vez que também atendeu a várias áreas. Na ocasião, os candidatos realizaram prova objetiva e redação – esta última exceto aos concorrentes nos cargos de técnico de apoio especializado em segurança e em transporte. A avaliação objetiva contou com 150 itens, onde os candidatos deveriam avaliar cada um deles pelos comandos “certo” e “errado”. Foram 60 perguntas de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Legislação Aplicada ao MPU, dependendo do cargo/área) e 90 de Conhecimentos Específicos. Por tradição, o MPU costuma convocar mais aprovados do que o estipulado nos editais, sobretudo nos últimos, já que a instituição teve uma perda significativa de funcionários para órgãos legislativos, como a Câmara e o Senado. Especificamente em 2010, das 120 vagas, mais cadastro de reserva – sem contar as oportunidades para os cargos de técnico administrativo e analista processual (cujo edital já foi divulgado e o resultado está previsto para esta terça, 18), foram 1.270 nomeações. Os servidores do MPU são contratados no regime estatutário, ou seja, com garantia de estabilidade.

Prováveis especialidades do concurso do MPU

Analistas

Apoio Técnico Administrativo (Arquivologia, Atuarial, Biblioteconomia, Comunicação Social, Estatística) Apoio Técnico Especializado (Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento) Medicina (Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria) Perícia (Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Geografia, Geologia, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Tecnologia da Informação e Comunicação) Saúde (Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social) Tecnologia da Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas Suporte e Infraestrutura)

Técnico

Apoio Técnico Administrativo (Controle Interno, Edificação, Orçamento, Segurança Institucional, Tecnologia da Informação e Comunicação, Transporte) Saúde (Enfermagem, Laboratório, Saúde Bucal, Saúde)

Fonte: Folha Dirigida



Link Quebrado?