Como estudar para concursos públicos

Como Estudar Para Concursos Públicos ➜ Você sabe o que estudar? Utilize as matérias comuns, Estudar focado de acordo com o Edital.

Anualmente, milhares de pessoas começam a preparar-se para buscar uma vaga no sonhado serviço público, alcançando a estabilidade financeira e profissional, mas os que a separa da meta é como estudar para concursos públicos.

Querendo ou não, por mais que pareça ser simples, aprender a como estudar para um concurso ainda é o maior obstáculo de grande parte dos concurseiros, pois não basta apenas sentar em uma cadeira e passar horas lendo apostilas.

A maior parte sequer lê o edital para entender o conteúdo programático do concurso, muito menos faz um cronograma de estudos com as matérias que precisam ser estudadas.

Desse modo, esse artigo completo tem o objetivo de mostrar a você como estudar para concursos públicos da maneira mais eficiente possível.

Quer saber como? Então não deixe de acompanhar este texto até o final!

Boa leitura!

➜ MEMORIZE RÁPIDO E APRENDA COM FACILIDADE

O que estudar para Concurso Público

A primeira dúvida que surge em quem quer prestar um concurso visando uma vaga no serviço público é: o que estudar para concurso público?

Aqui neste tópico, você verá algumas dicas importantíssimas que irão auxiliar você no estudo para concursos que deseja fazer, independente de qual seja ele.

Matérias Comuns

As matérias comuns são aquelas que estão presentes em, pelo menos, 90% de todos os concursos públicos realizados todos os anos, independentemente da área ou do nível.

Ter o conhecimento dessas matérias é imprescindível, pois você já pode começar a estuda-las antes mesmo de sair o edital, o que irá lhe adiantar bastante, deixando mais tempo no futuro para as específicas.

Sendo assim, as matérias mais comuns são:

  • Língua Portuguesa: é a matéria mais básica de todo concurso público, caindo em 100% das provas (muita atenção, pois é uma matéria que costuma eliminar muitos candidatos por erros básicos), ( o que estudar em português para concursos públicos? principalmente interpretação de texto. )
  • Informática: com a digitalização do mundo, o serviço público exige cada vez mais o uso da tecnologia e da informática, por isso, essa matéria é sempre cobrada em provas de concursos públicos (questões sobre softwares e navegadores costumam “derrubar” candidatos) ( como estudar informática para concursos públicos, fica a dica)
  • Raciocínio Lógico: outra matéria que marca muita presença em provas de concursos públicos e que costuma trazer problemas para a maior parte dos candidatos. Apesar disso, ela é simples de entender e basta apenas um pouco de atenção
  • Direito Constitucional: se você esperava ver ela entre as matérias específicas, enganou-se, pois essa é uma matéria básica de todos os concursos, tendo suas questões todas baseadas, praticamente, na constituição de 1988
  • Direito Administrativo: outra matéria que é bastante comum em provas de concursos públicos, visto que é preciso entender como a Administração Pública funciona para trabalhar dentro dela

Estudo das específicas

Acima, você pôde ver quais são aquelas matérias que mais caem em provas de concursos públicos, ou seja, as que são mais comuns.

Estudar para concursos públicos significa fazer o estudo dessas matérias para garantir que você terá uma base para continuar seu aprendizado com as específicas.

Após ter aprendido a parte básica ou matérias comuns, que deve começar a estudar bem antes de pensar em qualquer edital, é hora de preocupar-se com as matérias específicas do seu cargo ou concurso.

O estudo das específicas também deve ocorrer, de uma forma geral, antes de sair o edital do concurso, baseado no último documento do último concurso que houve.

Entretanto, alguns pontos, como as legislações, devem ser deixados para estudar apenas depois de publicado o edital, visto que as leis são atualizadas frequentemente, e corre o risco de você errar uma questão justamente sobre isso.

Estudos focados em uma área

Muitas pessoas que estão estudando para concursos não escolheram uma área única para focar e com a qual sonham, estando constantemente “pulando de galho em galho” sempre que abre um novo edital em qualquer área.

Assim, é comum ver pessoas estudando para uma prova da polícia rodoviária estadual em um ano, e no outro preparando-se para uma prova em um tribunal federal.

Esse é um erro imenso que os concurseiros cometem e o certo seria que você definisse, de pronto, qual área deseja seguir carreira: jurídica, fiscal, policial, etc.

Com isso, você foca apenas em uma área e estará estudando as mesmas matérias, que caem frequentemente nos concursos públicos, de forma constante.

Sendo assim, seu aprendizado será otimizado, já que isso irá ajudar na memorização a longo prazo e, consequentemente, você conseguirá acertar mais questões.

Para lhe mostrar, veja quais matérias específicas costumam cair em cada uma das áreas citadas, de modo que você possa analisar como é importante focar apenas em uma delas:

  • Área Jurídica/Tribunal: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil
  • Área Fiscal: Matemática Financeira, Estatística, Contabilidade, Economia, Inglês
  • Área Policial: Direito Penal, Direito Processual Penal, Administração, Contabilidade, Economia, Matemática Financeira

Último edital do concurso

Por último, nas dicas de como estudar para concurso, uma das formas mais efetivas de você colocar em prática esse estudo é por meio do último edital do cargo que você deseja.

Digamos que você sonha em ser Analista do TRT, mas não há previsão, por enquanto, da saída do edital, isso não significa que você deve esperar o concurso ser lançado para estudar.

O que irá te colocar na frente dos outros concorrentes é justamente preparar-se de antemão, e isso significa começar a estudar pelo edital do último concurso de Analista do TRT da sua região que teve.

A partir daí, você terá um norte de quais são as matérias cobradas e poderá, com isso, montar seu próprio plano de estudos, estudando até que o edital atual seja lançado, e já estando bastante adiantado em termos de conhecimentos.

Como passar em concursos públicos estudando apenas 2 horas por dia

Como-passar-concursos-publicos-estudando-2-horas

O próximo passo nesse artigo é mostrar como é possível passar em concursos públicos estudando apenas 2 horas por dia.

Você acha isso possível?

Então continue acompanhando esse tópico para saber como você pode alcançar esse objetivo estudando da forma certa.

Como passar em concursos usando as técnicas certas

O grande problema das pessoas que não veem a possibilidade de passar em um concurso com apenas 2 horas de estudos por dia é porque elas não utilizam as técnicas certas.

Isso quer dizer que elas costumam estudar muitas horas por dia, pois acham que o que importa é a quantidade, vendo matérias que, na maioria das vezes, sequer cairá na prova do concurso.

Além disso, elas se esquecem de técnicas importantes, como revisões, resoluções de questões e outras mais, que trazem mais sucesso do que apenas ler, incansavelmente, durante várias horas.

Sendo assim, veja abaixo quais são aquelas consideradas como as técnicas certas para estudar para concursos públicos por apenas 2 horas por dia e conseguir aprovação.

Dar mais atenção ao que mais importa

A primeira técnica para passar em um concurso estudando apenas 2 horas por dia é dar atenção apenas ao que realmente importa.

1/5 do que é pedido em editais, ou seja, 20% de toda aquela matéria exigida no conteúdo programático é realmente cobrada nas questões.

Assim, dando atenção a apenas esses 20% que realmente caem em uma prova de concurso público, você consegue economizar tempo e estudar com muito mais profundidade.

Usar questões para criar material de revisão

Uma das formas das pessoas que têm sucesso em concursos públicos estudar é criando um “caderno de erros”, que nada mais é do que um caderno onde elas anotam as questões que erraram e porque erraram.

Essa tática é válida porque foca na resolução de questões, que é uma das melhores formas de se preparar para um concurso e medir seu conhecimento.

Assim, responda centenas de questões, anote aquelas que errou e crie um caderno que irá lhe dar um norte sobre o que você precisa revisar, dando sempre prioridade aos assuntos que têm dificuldade.

Criar seu próprio conteúdo

Ao invés de apenas estudar com a leitura monótona de conteúdos, ou mesmo com a revisão por meio de resumos desorganizados, uma excelente forma de aprender é por meio da criação de esquemas desenhados e mapas mentais.

Com isso, você irá conseguir armazenar na sua mente as informações com muito mais facilidade, principalmente utilizando-se de cores distintas e variadas.

Não há dúvida de que a criação desse tipo de material é muito mais eficaz no aprendizado para se fazer revisões e rebuscar informações precisas na hora da prova.

Como por essas dicas em prática?

A melhor forma de pôr em prática essas dicas é ter a disciplina necessária para conseguir estudar apenas as 2 horas por dia, através de todas elas.

Uma maneira de fazer isso é adquirindo um curso que lhe auxilie no processo de estudar do Professor Renato Alves.

Guia completo de como estudar para concursos

o que estudar para concursos públicos

Bom, até agora você já viu muita informação importante para ser aprovado em um concurso público por meio de um estudo simples e objetivo.

Neste tópico, o meu objetivo é lhe mostrar um guia verdadeiramente completo de como estudar para concursos.

Com essas dicas, será muito mais fácil você conseguir atingir os objetivos pretendidos!

Definindo objetivos de estudos

O primeiro passo para estudar para concursos públicos é definir os seus objetivos de estudos, algo que poucas pessoas fazem.

Se você não tiver um objetivo, dificilmente conseguirá seguir o caminho correto que irá lhe levar, no futuro, ao que você deseja, que no caso é a aprovação no concurso.

Assim, é comum que concurseiros acabem “perdendo-se” no meio do caminho sem um objetivo, o que atrasa a realização da sonhada aprovação, que muitas vezes pode acabar nem vindo.

O ideal é que o objetivo que você estipulou tenha três características principais:

  • Primeiro, que ele seja específico, pois isso irá deixar você mais focado e não abrirá lacunas para que ele não se realize
  • Segundo, que ele seja mensurável, ou seja, que você possa acompanha-lo quanto ao seu cumprimento ou não
  • Terceiro, que ele tenha um prazo bem definido, pois sem isso, seu objetivo ficará “em aberto”, o que quer dizer que ele poderá ser alcançado em um mês ou em 10 anos

A definição de objetivos, por mais que pareça algo sem importância para muitos, muda bastante a visão do concurseiro, que passa a se ver mais motivado e sente mais confiança em busca da sua aprovação.

Por que definir objetivos vai te ajudar nos estudos?

Se você não define objetivos, então seu cérebro não consegue ver que aquela atividade, que no caso é o estudo, tem alguma serventia para a sua vida, o que o impede de trabalhar corretamente.

Quando você define objetivos, consegue passar a ficar mais focado, concentrando todas as suas energias apenas naquela atividade, sem divagar para outras sem importância.

A definição de objetivos, inclusive, é importante para que você mantenha o foco em apenas uma área e em um concurso público somente, evitando estar mudando de rumo a cada edital que é lançado.

Portanto, o mais importante de ter objetivos é conseguir ter mais concentração naquilo que deseja, bem como manter-se motivado para alcançar aquilo que foi estipulado.

Motivação para estudar.

Muitas vezes, o que acaba por tirar a chance de que uma pessoa seja aprovada em um concurso é a falta de motivação para estudar.

Para ter motivação, você deve pensar em quais são os motivos que fazem com que aquele objetivo, ou seja, a aprovação em um concurso público seja realmente importante para sua vida.

Por que você quer passar naquele concurso em específico?

É por que sempre sonhou em trabalhar em um tribunal? Ou talvez seu sonho seja ser um policial federal?

É por conta da estabilidade profissional, tendo em vista que há tantos milhões de desempregados no país atualmente?

É por conta da estabilidade financeira e de um salário bastante atrativo para que você possa fazer tudo o que sempre sonhou (ter um carro, comprar a casa própria, etc.)?

É para dar estabilidade financeira à sua família?

Tudo isso deve ser levado em consideração para que você ache a motivação para estudar para concursos públicos, aquela que irá lhe impedir de desistir nos momentos mais difíceis.

Hábitos de estudos

Para conseguir qualquer coisa na vida, desde perder peso até ser aprovado em um concurso público, tudo o que você precisa é de ter hábitos.

Assim, ter hábitos de estudos é imprescindível para que você conseguir estudar de forma real e objetiva, alcançando o nível de aprendizado necessário para sua aprovação.

Todos os concurseiros que tiveram sucesso e foram aprovados em um concurso público estudavam todos os dias, as mesmas horas diariamente, seguindo o mesmo cronograma semana após semana.

Se você não criar um hábito de estudo, estudando apenas aquilo que lhe vem à cabeça dia após dia, dificilmente será possível alcançar o seu objetivo de aprovação em um concurso público.

Por que é importante ter um hábito de estudos?

Se você tem um cronograma semanal e, nesse cronograma, toda segunda-feira pela manhã é dia de estudar direito constitucional, o seu cérebro começará a acostumar-se com isso.

Seguindo o cronograma de estudos que foi construído, você irá criando, tijolo após tijolo, uma base de conhecimento para que seja possível aprender de verdade, melhorando a cada dia que passa.

A cada aprendizado novo, seu cérebro funciona mais rápido, o que irá fazer com que você consiga reter mais informações à medida que estuda, fortalecendo a conexão e o trabalho entre seus neurônios.

Isso só é possível através do hábito de estudos diário, pois estudar dia sim e dia não, ou mudando constantemente seus horários, irá fazer com que seu cérebro entre em “curto” e não seja possível aprender nada.

Organizando um local de estudos

Organizando-um-local-estudos

O próximo passo para aprender a como estudar para concursos públicos é escolher um local onde ocorrerá os seus estudos.

Esse local é de suma importância, pois será a diferença entre você conseguir ou não ter uma aprovação como era esperado.

Enquanto algumas pessoas precisam de todo o silêncio possível para estudar, sem que haja movimentos por perto, necessitando de um quarto ou um escritório para tal, outras já funcionam de forma diferente.

Há pessoas que gostam de estudar ouvindo uma boa música de fundo relaxante ou mesmo que seja de bandas que ela goste, por isso a utilização dos fones de ouvidos pode ser uma boa.

Por outro lado, há aquelas que têm uma concentração tão grande que não se importam de estudar em locais como bibliotecas públicas ou na sala de casa, mesmo que haja um constante fluxo de pessoas.

Desse modo, é preciso que você organize o local de estudos de acordo com suas preferências e suas características.

Por que é importante organizar corretamente um local de estudos?

Simples: por que o cérebro humano é ativo e está sempre captando movimentos e sons ao redor dele, portanto, pode acabar acontecendo de, quem gosta de muito silêncio para estudar, ser desfocado por um barulho externo.

Sendo assim, o mais adequado é que se escolha um ambiente calmo e tranquilo, sem barulhos externos, nem que seja preciso utilizar-se de abafadores de ouvidos.

Com isso, você não correrá o risco de ter sua concentração prejudicada, muito menos terá problemas com seu aprendizado.

Quando você escolhe um local adequado para o estudo, isso aumenta bastante suas chances de memorização e aprendizado, bem como potencializa suas chances de aprovação.

Quantas horas estudar por dia?

A verdade é que as horas de estudos, ao contrário do que muitos pensam, não conta tanto quanto a qualidade do que está sendo estudado.

Como você viu anteriormente nesse artigo, é possível ser aprovado em um concurso estudando 2 horas por dia, desde que você saiba estudar apenas aquilo que é necessário.

Por outro lado, há pessoas que precisam de 7 a 8 horas de estudos por dia, entre leitura, revisões e resolução de questões, para conseguir uma aprovação em um concurso público.

O tempo de estudo vai muito da individualidade e da qualidade de cada hora estudada, pois de nada adianta passar 10 horas estudando se você só passou, de fato, apenas 1h30 concentrado no que estava lendo.

Se você estudar 3 horas por dia e tiver 95% de aproveitamento nesse tempo de estudo, perfeito.

Se você estudar 10 horas por dia e tiver os mesmo 95% de aproveitamento (ou seja, de aprendizado do que foi estudado), então está excelente também.

Como verificar qual o tempo de estudos ideal?

Como visto, as horas de estudos variam de pessoa para pessoa, e muito mais vale a qualidade do estudo do que a quantidade de horas.

Para que você possa saber, de fato, qual seria seu tempo de estudos ideal, é possível fazer uma verificação diária para encontrar esse valor.

Ao estudar, esteja sempre atento à sua atenção e sempre que perceber que está desconcentrado no que está lendo, tire 5 minutos do seu tempo total de estudos.

Assim, se você começou a estudar as 7 horas da manhã e o plano é ir até as 10 horas, então vá anotando sempre que você se desconcentrar, o que pode ocorrer até por 15 vezes, por exemplo.

Se contar as 15 vezes por 5 minutos, você terá 75 minutos (ou 1 hora e 15 minutos) de desconcentração.

No final, você não estudou 3 horas e sim 1 hora e 45 minutos!

Com essa técnica, fazendo-a por uma semana, você poderá chegar ao que seria o tempo ideal de estudos para não perder o foco e ter qualidade no que está sendo estudado.

Como definir um cronograma de estudos?

Sem um cronograma de estudos, dificilmente um concurseiro conseguirá êxito em ser aprovado no concurso que tanto deseja.

O cronograma é o seu norte para que você possa saber o que estudar, quando estudar e por quantas horas estudar.

Ao saber quantas horas por dia você irá estudar e quais momentos terá de descontos, isso evita que haja “autopunição”, que ocorre com 90% dos concurseiros, por não estar estudando em um momento de lazer.

Para criar um cronograma de estudos perfeito, você deve definir todas as suas atividades do dia, como:

  • Horários em que dorme
  • Horários em que come
  • E horários em que trabalha (se você estuda e trabalha)

Depois de colocar esses horários todos em uma folha, você irá buscar por aqueles horários que têm vagos durante o dia e, assim, irá definir quais são aqueles em que irá estudar.

Por exemplo, você viu que durante a semana possui horários vagos das 7 às 10 horas da manhã, bem como das 18 às 21 horas da noite.

Esses serão, portanto, seus horários de estudos e que não poderão ser trocados por nada, nem você precisará estar estudando fora deles (nos horários em que deveria estar dormindo ou descansando).

Como selecionar as matérias para estudar

Escolhidos os horários para estudar, o próximo passo é saber selecionar as matérias que irá estudar em cada período desse.

Não há como dar a mesma quantidade de horas para todas as matérias do seu concurso, pois enquanto umas são bem mais fáceis, outras exigem o dobro de horas de aprendizado.

Assim, tente sempre colocar um maior tempo de estudos naquelas matérias em que você tem mais dificuldade e, também, naquelas que tem um maior peso dentro do seu edital.

Com isso, você conseguirá dedicar a maior parte do seu tempo para as matérias com mais pesos e aquelas mais difíceis, bem como deixará um tempo menor para as que têm menor exigência no edital e são mais fáceis para você.

Estudar com eficácia

Para que você estuda?

Primeiramente, para estudar com eficácia, você deve levar em consideração para o que você estuda.

No caso, o seu estudo é para passar em concurso público que tanto deseja, correto?

Sendo assim, é preciso estudar apenas aquilo que está sendo pedido no edital, sem preocupar-se com assuntos paralelos e conceitos que não tem nada a ver com a prova que irá fazer.

Como você estuda?

A segunda forma de saber se você estuda com eficácia em entender como você estuda, ou seja, quais são suas formas de estudos e se elas estão corretas.

Se você utilizar-se das formas certas de estudos, como a leitura, a criação de mapas mentais e resumos, as revisões periódicas e a prática da resolução de questões, então é muito provável que venha a ter êxito.

A forma como cada pessoa faz isso, entretanto, dependerá muito da individualidade de cada um, pois não há uma única técnica ou um único método certo para se estudar.

Revisar os estudos

Um grande erro da maior parte dos concurseiros é não fazer revisões periódicas, acreditam que aprenderam tudo no primeiro estudo que fizeram, o que é um equívoco enorme.

O cérebro humano não é perfeito e é comum perder-se muitas informações com o tempo, ainda mais quando elas não são memorizadas corretamente.

Assim, você deve fazer revisões 10 minutos após ter estudado, 1 dia após o estudo, 1 semana depois da matéria ter sido estudada e depois mais duas vezes: 1 mês e 6 meses após o primeiro estudo.

Seguindo essa regra, você conseguirá ter muito mais fixação dos conteúdos estudados, o que será perfeito na hora de fazer a sua prova.

Em quanto tempo vou ser aprovado?

Não há um prazo único e definido para que alguém seja aprovado em um concurso público, portanto, essa resposta não pode ser dada com clareza.

O fato é que todo mundo que foi aprovado em um concurso público, em algum momento, já havia passado por reprovações e fracassos, o que é normal.

Quanto mais você estuda, mais conhecimento adquire e fixa na sua mente, aumentando suas chances de ser aprovado de forma mais rápida.

Engana-se quem acredita que vai ser aprovado de primeira com toda a certeza, pois se a sua mentalidade for essa, é capaz de que desista do seu sonho após a primeira falha.

Portanto, saiba sempre que você deve estudar para um concurso até passar, e com isso em mente sua aprovação estará mais perto do que nunca.

Agora é com você

Bom, depois de tudo o que foi explanado aqui, agora é com você!

Comece hoje mesmo a produzir seu cronograma de estudos, defina as matérias que irá estudar e vá em frente rumo à sua aprovação.

Para lhe auxiliar nessa empreitada, sugiro o curso “Técnicas de memorização”, do professor Renato Alves.

tecnicas-memorizacao-estudo-para-concursos

Acesse o link abaixo para saber mais Técnicas de Sucesso.

3 sites para estudar de graça para concursos públicos

Qual o melhor site para estudar para concursos públicos de graça?

Você sabia que há sites disponíveis para quem deseja estudar de graça para concursos públicos?

Esses sites disponibilizam os mais diversos tipos de conteúdos, como vídeo-aulas, provas de concursos passados, simulados, e muito material em PDF que pode lhe ajudar.

Assim, abaixo irei mostrar 3 sites excelentes para estudar para concursos públicos de graça.

Jurisway

Para você que tem dificuldades com a área do direito, o Jurisway é um excelente site, visto que disponibiliza milhares de vídeo-aulas diretas do YouTube.

Além dos tradicionais Direito Constitucional e Direito Administrativo, você ainda pode ver outras matérias como Direito Civil, Trabalhista, Penal e Previdenciário.

Solução Cursos e Concursos

Um outo site gratuito para quem deseja também estudar bastante a área de direito ou tributária é o Solução Cursos e Concursos.

Nesse site, você encontra questões de concursos públicos de provas passadas e simulados nos mais diversos ramos do direito, como Constitucional, Trabalhista, Tributário, Penal, e Administrativo.

Informática e Concursos Públicos

Muitas pessoas possuem dificuldades em informática para concursos públicos, portanto, esse site pode lhe auxiliar bastante, pois possui muitos conteúdos e simulados sobre esse tema.

Entre os simulados e questões de concursos na área de informática, podem ser citadas os sistemas operacionais (Linux e Windos), e softwares como Word, Excel, Power Point, além de conhecimentos sobre internet e hardware.

Como estudar para concursos públicos grátis? acessa esses três site acima, eles são os melhores.

O que estudar para concurso público de nível médio?

Concursos públicos ensino médio

Os concursos públicos de ensino médio são aqueles que não exigem uma formação superior para que seja assumida a vaga de servidor público.

Ou seja, qualquer pessoa com ensino médio completo pode fazer e concorrer a essa vaga, inclusive aquelas que já tem formação em um nível superior.

Os salários desse tipo de concurso são muito atraentes, principalmente para quem não teve a oportunidade de cursar uma faculdade, aumentando a chance de ter uma renda mensal mais alta.

Mas o que cai em uma prova de concurso público de nível médio?

O que cai nas provas de concurso público de nível médio

O que estudar para concursos públicos nível médio?

As matérias que caem em concursos públicos de nível médio são bem mais básicas, obviamente, do que aquelas cobradas em concursos de nível superior.

Assim, elas são basicamente as mesmas em quase todos os concursos, sendo:

  • Língua portuguesa de nível médio
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Informática
  • Gestão Pública
  • Redação

Como estudar para concurso público nível médio

Vistas quais são as matérias que mais caem em concursos públicos de nível médio, é hora de saber como estudar para esses concursos.

De um modo geral, são indicados os estudos da seguinte forma:

  • Por meio de apostilas específicas para o concurso (muitas editoras produzem essas apostilas, antes ou depois do edital)
  • Fazendo a resolução de questões de nível médio, bem como resolvendo simulados desse nível
  • Produzindo redações de forma constante, para aprimorar a produção textual
  • Assistindo vídeo-aulas voltadas para o ensino de matérias de concursos para nível médio
  • Utilizando-se de técnicas de estudos, como resumos e mapas mentais
  • Matriculando-se em um cursinho voltado para o concurso de ensino médio que você irá fazer, seja ele presencial ou online ( como estudar online para concursos públicos? continua lendo!)

Como estudar para concurso público em casa

Estudar em casa é uma escolha que dezenas, por que não dizer centenas, de concurseiros fazem, pois preferem o conforto e a tranquilidade do seu lar a estar em cursinhos com professores, alunos e um ambiente de ensino.

Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, e para isso irei mostrar algumas dicas de como estudar para concursos públicos em casa de forma eficaz.

Escolha o local ideal para estudar

Ao estudar em casa, o local que você irá escolher é fundamental para que seu estudo seja eficiente e os resultados benéficos, já que ele conta muito em como será sua concentração.

Assim, nada de estudar deitado na cama ou sentado no sofá, o ideal mesmo é estar sentado em uma mesa, em um local confortável, bem arejado e o mais silencioso possível, longe da intromissão de outras pessoas.

Planeje sua rotina de estudos

Como estudar para concursos públicos sozinho

Se você pretende estudar sozinho em casa, então é de suma importância ter um planejamento de como será sua rotina de estudos, pois assim será mais fácil alcançar sua meta de aprovação no concurso público.

Crie um cronograma com os horários disponíveis para estudar, distribua as disciplinas do edital do seu concurso e crie a rotina de fazer o estudo sempre nos mesmos dias e horários estipulados.

Com isso, você evitará passar um dia sem estudos por não saber qual matéria precisa estudar ou quais são os horários certos para dedicar ao estudo do seu concurso.

Além disso, ter um planejamento e uma rotina de estudos evita que você acumule matérias e permite uma maior folga para fazer revisões próximo à prova.

Foque seus estudos no edital da prova

Muitos concurseiros querem passar no concurso dos sonhos sem sequer ler o edital do certame, o que tornará impossível que você saiba o que irá cair na sua prova.

Todas as informações mais importantes estão escritas lá, então na hora de estudar, foque apenas naquilo que está naquele documento, sem ir buscar matérias que não são previstas dentro dele.

Uma boa dica é começar a estudar antes mesmo de sair o edital atual do concurso, aproveitando-se daqueles passados, pois pouca coisa muda de um edital para outro (normalmente, apenas a atualização das leis).

Dias antes da prova

Na semana anterior à prova, você já deve ter estudado tudo o que o edital exige, ou pelo menos aqueles 20% mais importantes e que sempre caem na prova.

Assim, os dias anteriores à prova devem ser apenas para revisão das matérias, por meio dos resumos e dos mapas mentais feitos por você.

Ao se aproximar do dia da prova, deixe de lado os resumos e aproveite os dois dias anteriores para descansar, além de organizar-se sobre o que deve-se levar para a realização do concurso e confirmar seu local de prova (e o horário dela).

Chegou o dia da prova. E agora?

Tendo chegado o dia da prova, você precisa manter a calma e tranquilidade, pois toda a sua preparação feita ao longo dos últimos meses foi visando justamente esse momento.

Faça sempre uma leitura inicial da prova, começando pelas questões mais fáceis e deixando as mais complicadas para o final.

Quando não tiver certeza sobre uma resposta, utilize-se, ao final da prova, do método do chute consciente, evitando assim ir pela sua intuição e errando-as.

Muita atenção na hora de preencher o gabarito ou a folha de respostas, pois qualquer desatenção pode ocasionar a perda de pontos importantes, que podem influir na sua aprovação.

Como se organizar para estudar para concursos públicos

Chegamos a última parte deste artigo e ele irá tratar de um resumo do que você precisa fazer para se organizar para estudar para concursos públicos.

Acompanhe!

Por onde começar a estudar para concursos públicos

Como começar a estudar para concursos públicos?

O primeiro passo para começar a estudar para concursos públicos é conhecer as matérias que caem na prova que você irá prestar.

Para isso, você deve fazer a análise dos editais anteriores para esse cargo pretendido, conhecendo quais são aquelas matérias mais cobradas.

Além disso, é importante verificar as provas passadas, de modo a entender quais são as matérias, dentro do edital, que possuem o maior peso, ou seja, que são mais cobradas para aquele cargo em específico.

Outro ponto importante é conhecer as bancas, principalmente a que costuma ser sempre escolhida para realizar o concurso que você irá fazer.

Como organizar o estudo de cada disciplina do edital

A forma mais adequada de organizar o estudo de cada disciplina é, primeiramente, dividi-las por ordem de peso na prova e por dificuldade que você tenha com cada uma delas.

Assim, será possível montar um cronograma, de preferência, onde você estude mais de uma disciplina por dia.

Há pessoas que preferem estudar toda uma disciplina até finalizá-la, para só então partir para outra, enquanto outras estudam uma matéria por dia.

Nos dois casos, há o risco de você não conseguir completar o estudo das disciplinas até o concurso, ou mesmo de acabar se perdendo por passar muito tempo sem ver uma matéria.

Desse modo, a estratégia de estudar mais de uma disciplina por dia, de acordo com o peso e a dificuldade delas, é a melhor opção para organizar seus estudos.

Como organizar o tempo de estudo entre as matérias

Para organizar o tempo de estudo entre as matérias, levando-se que são muitas disciplinas a serem estudadas para um concurso, é preciso dividir o estudo em três etapas distintas.

A primeira é a fase de aprendizado do conteúdo, elaborando resumos e mapas mentais para posterior revisão.

O segundo passo de organização é a resolução de questões, importantíssimas para a fixação do conteúdo estudado, bem como do estudo das legislações atualizadas.

A terceira etapa é de revisões e atualizações, quando já se está próximo à prova e não há mais tempo para aprendizado de novos conteúdos, mas para fixação daqueles que já foram estudados.

Como organizar os estudos antes do edital ser publicado

Antes do edital ser publicado, o candidato deve organizar seus estudos baseando-se em editais anteriores, para entender quais são as matérias cobradas e o peso de cada uma delas.

As disciplinas básicas, cobradas na maioria dos editais, costumam ser quase sempre as mesmas, então você pode dar um foco maior sobre elas.

Já as disciplinas específicas não caem em todos os editais, então enquanto algumas são adicionadas, outras podem ser incluídas entre um edital e outro.

Você deve estudar aquelas que foram cobradas, em média, nos últimos concursos, mas sempre mantendo um ritmo menor do que o dado às matérias gerais ou básicas.

Como organizar os estudos depois que o edital é publicado

O edital costuma ser lançado de dois a três meses antes da prova ser realizada, portanto, após o lançamento dele, o momento é de intensificar o ritmo de estudos.

Se o edital trouxer novos temas que não estavam nos editais anteriores, então eles ganham prioridade no estudo, tendo em vista que não foram estudados anteriormente.

Se houver uma retirada de algumas das disciplinas ou assuntos no novo edital, eles também devem ser retirados do seu cronograma de estudos.

Aqueles temas ou matérias que estavam nos editais anteriores e ainda continuam presentes no novo edital devem apenas ser revisados, pois já foram estudados anteriormente.

CONCLUSÃO

Como você viu, um dos grandes problemas de quem sonha com uma vaga no serviço público é saber como estudar para concursos públicos.

Sendo assim, este texto teve o objetivo de trazer algumas dicas super importantes sobre esse tema, mostrando tudo o que você precisa para ter um estudo de qualidade e garantir a sua aprovação.

Gostou do artigo de hoje sobre como estudar para concursos públicos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.