Saiba como começar a estudar para concursos públicos e suas técnicas

Posted on

como-estudar-para-concurso

Por que estudar para concursos públicos

No mundo globalizado não só houve estreitamento nas relações internacionais, comerciais, culturais, tecnológicas, etc. mas também o aumento da luta pela sobrevivência do indivíduo, pois a concorrência no mercado de trabalho se tornou muito mais acirrada. Por isso caro leitor, surge a necessidade de nos prepararmos para essa concorrência, e para isso precisamos nos preparar para o grande e concorridíssimo mercado: o serviço público. Esse deve ser nosso objetivo, tendo em vista que há constantes instabilidades comerciais que afeta o mercado de trabalho privado que não pode garantir estabilidade e muito menos um bom salário. Passaremos algumas técnicas para quem está começando a se preparar para concursos públicos, ou para contribuir com aqueles que estudam há algum tempo. Estas regras não devem ser  de nenhuma maneira seguidas como manual definitivo, tendo em vista que cada possui uma maneira peculiar de aprender, memorizar, manter e recuperar as informações. Vamos lá?

Leia também – (e-book) Como estudar para concursos e vestibulares e suas técnicas

Técnicas de estudo para concursos

1 – Escolha do material de estudos

Após escolher qual concurso concorrer, é hora de escolher o material para estudar. O melhor é investir em um material atualizado de autores e editoras conceituados. Mas, diante das incertezas da vida… escolhemos o método mais barato: comprar qualquer apostilas de banca de revistas, baixar material gratuito pela internet, etc. Somos imperfeitos e muitas vezes sem dinheiro mesmo! Mas até na hora de buscar um material gratuito temos que ser criteriosos. Não é qualquer apostila que compraremos na primeira esquina, procure saber de antemão quais são as melhores editoras, se a apostila realmente cobre o programa do edital, pois muitas vezes as que são vendidas são de concursos passados, como sabemos os editais são atualizados a cada concurso. Os materiais gratuitos na internet devem ser filtrados obedecendo também os critérios de origem, atualização e cobertura de todos os assuntos do programa do edital. Muitas vezes encontramos links como “Apostila 2013 do concurso X para baixar grátis”, baixe o material (tenha um anti-vírus no computador) e confira se o material realmente é bom. Confira antes de começar a estudar! Tempo é ouro e qualquer tempo desperdiçado nesta etapa prejudicará seu programa de estudos. Mas se puder compre bons livros e apostilas, invista em você;

2 – Faça um programa de estudos

Etapa chave para o sucesso para ser aprovado em concurso público. Já comentamos que tempo é ouro (dinheiro pode sofrer desvalorização, ouro não), então quanto mais tempo tivermos para estudar, melhor! Pegue uma folha e coloque todos os seus afazeres diários, um a um. Você verá que existirão coisas que poderão ser dedicadas menos tempo ou que podem deixar de ser feita (fofocar com a vizinha, por exemplo),e que deverão ser convertidas em tempo de estudos. Faça um  esquema com os dias da semana na horizontal e os divida em horários na vertical. Coloque todas as suas atividades nestes campos originados do cruzamento desses dois dados, como: acordar, café da manhã, trabalho, almoço, faculdade, igreja, etc. e você conseguirá ver os intervalos que terá livre para estudar.

3 – Ambiente de estudos

Escolhemos um bom material de estudos, fizemos um programa,  e agora onde estudar? Procure um ambiente silencioso, uma cadeira confortável (não é cadeira de balanço) que você possa ficar numa postura correta com os pés apoiados ao chão; iluminação adequada é bom para não cansar a visão. Converse com seus familiares e amigos sobre sua intenção de passar em um concurso e seus horários para não ser incomodado na hora dos estudos.

4 – Tempo de estudos

Fica a seu critério. Dependerá da quantidade de tempo que tem disponível e da quantidade de matéria a ser estudada. Sugerimos que a cada hora estude 50 min e relaxe os outros 10:mudar de posição, tomar uma aguinha, relaxar o cérebro com uma música de seu gosto, descansar a visão, etc..


Bom gente, este foi um artigo introdutório sobre como iniciar seu estudos para concursos. No próximo, explanaremos mais sobre estas técnicas de estudos.

Link Quebrado?