Saiba mais sobre matemática do concurso da CTTU 2011

Posted on
concurso cttu 2011

Uma vez anunciado o concurso para guarda municipal da Prefeitura do Recife, o momento é de se preparar. Enquanto não sai o edital, o conteúdo programático é uma incógnita. Claro que o anterior – publicado em 2007 – pode ser uma referência, mas é preciso ir além. Por isso, o concurseiro pode aproveitar esse período para aliar seus estudos de Matemática com Raciocínio Lógico. “Para este certame vivemos um dilema, pois pelo que foi amplamente divulgado, as vagas serão para a CTTU, função de agente de trânsito, que não teve concurso anterior. Mas foi dito também que o concurso seria para guarda municipal, o que nos faz referência ao último edital do cargo que contemplava apenas matemática”, pontua o professor do Jaula Cursos, Eduardo Cabral.

Segundo o professor, a distinção entre as disciplinas é realizada de acordo com o conteúdo. “Essa é uma definição formada pela organizadora. Em Matemática são cobrados assuntos como porcentagem, regra de três, divisão proporcional, equações, sistemas. Já em Raciocínio Lógico são exigidos argumentos, conjuntos, conectivos, análise combinatória, relações entre pessoas e coisas, probabilidades e sequências”, explica.

Tanto para Matemática quanto para Raciocínio Lógico, Eduardo Cabral aconselha como melhor método de estudo o exercícios de questões de provas anteriores. “Quanto mais proposições o aluno resolver, mais repertório ele terá e, consequentemente, mais facilidade para resolver os problemas propostos. As questões atualmente são muito contextualizadas e conceituais. Fáceis para quem sabe o conceito e difíceis para os acostumados a fórmulas e ‘bizus’. O candidato tem que estar atento, pois algumas questões ‘induzem’ a um raciocínio errado o que leva a uma conclusão equivocada”,orienta. Uma vez que a maior possibilidade da empresa organizadora a ser escohida seja a UPE, o candidato já pode ir focando em suas questões, pois um mesmo assunto pode ser abordado de diversas formas.

Link Quebrado?